O que é um correspondente juridico? Como Funciona?

Na atuação jurídica, advogados e advogadas, diariamente, necessitam do cumprimento de tarefas em cidades muitas vezes diversas daquela em que residem ou têm o seu escritório. São cartas precatórias para oitiva de testemunhas, retiradas de documentos em órgãos públicos, análise de documentos em repartições, etc...

A descentralização de tais serviços para outros(as) advogados(as) é tarefa, muitas vezes, mais viável sob o ponto de vista financeiro (ao cliente) e da eficiência/eficácia. Por exemplo, um(a) advogado(a) que resida a 800 quilômetros de distância da cidade onde uma ação precisa ser executada (audiência, levantamento de alvará, cópia, carga, etc...) terá maior facilidade e agilidade se, uma vez autorizado pelo cliente e possuindo poderes, contratar um(a) colega que o(a) represente em tal localidade. Logo, ao invés de viajar e deslocar-se 800 quilômetros para, pessoalmente, cumprir tal tarefa, torna-se mais coerente contratar um profissional para representá-lo(a) na localidade almejada.

É exatamente esse o papel do chamado correspondente jurídico) ou (diligente jurídico): representar e atuar em nome de terceiro (contratante).

Logo, o correspondente, ou diligente, é a pessoa que representa um contratante que, por razões financeiras, de tempo ou local, não poderá se fazer presente.

A ação a ser executada por esse correspondente (contratado) é chamada de diligência. Então, o contratante da cidade “Y” é representado pelo correspondente (contratado) na cidade “X”, sendo essa última (cidade “X”) o local da diligência a ser cumprida. Exemplo, um advogado de Porto Alegre, RS, contrata um correspondente jurídico em Manaus, AM, para acompanhar uma audiência em que ele (advogado de Porto Alegre) é o procurador constituído. O contratante será o advogado de Porto Alegre, o correspondente (contratado) será o advogado de Manaus e a diligência será o comparecimento em tal audiência na data aprazada.

Evidentemente, a prestação de tais serviços será efetivada em contrato e responsabilidade inter partes entre contratante  e contratado, cabendo ao WEB Diligentes apenas servir como instrumento de facilitação na localização e identificação de profissionais no local da diligência almejada (cidades atendidas).

Para localizar os correspondentes, o WEB Diligentes oferece as seguintes ferramentas:

1.      a busca por correspondentes que estão dispostos a atuar em determinadas cidades, chamadas de cidades atendidas;

2.      a busca por diligências em curso para que o eventual interessado possa se candidatar;

3.      a criação de diligências para que candidatos dispostos a cumprir a diligência em uma determinada cidade possam se candidatar e ser contratados;

4.      a candidatura a diligências já criadas por outros(as) advogados(as).

Na busca por correspondentes, um(a) advogado(a) que necessite dos serviços de outro(a) colega em uma cidade determinada, poderá simplesmente procurar na base de dados do WEB Diligentes quem são os correspondentes disponíveis em tal cidade. Ao clicar no botão buscar, uma lista de resultados de diligentes disponíveis para a cidade procurada será apresentada.

Na busca por diligências é possível, por outro lado, listar todas as demandas que foram criadas por advogados(as) que buscam correspondentes utilizando a ferramenta do WEB Diligentes.

Com a ferramenta de criação de diligências, um contratante poderá criar uma demanda (diligência) em uma determinada cidade. Assim que criada a diligência, todos os correspondentes do plano premium cadastrados nessa cidade receberão um e-mail informando a criação de tal diligência. Por meio de um link contido nesse e-mail, possibilita-se a candidatura imediata para o cumprimento da diligêmncia. Além do envio de e-mail para os cadastrados em tal cidade, a diligência estará visível a qualquer pessoa que acessar a busca por diligências do WEB Diligentes.

A candidatura à diligências permite aos usuários que sejam cadastrados no WEB Diligentes tomarem ciência das demandas previamente criadas e candidatarem-se a elas. Ao se candidatar a uma diligência, tanto o contratante, que busca um advogado, quanto o contratado, ou seja, o correspondente candidato, tomarão ciência da congruência de interesses por meio do envio automatizado de e-mails (previamente aceitos e autorizados após a leitura dos Termos e Condições de Uso e da Política de Privacidade).

O WEB Diligentes é um website de serviços feito por advogado pensando em advogados(as). Sabemos das dificuldades e das necessidades de quem precisa do atendimento rápido, simplificado e automatizado de diligências. É essa a nossa marca.

Atenciosamente,

WEB Diligentes – Correspondentes Juridicos Online