Manifesto Contra o Vilipendiamento de Honorários

Nossa principal diretriz quando surgiu a ideia de fazermos o WebDiligentes era disponibilizar um serviço sabendo das necessidades e carências diárias dos advogados correspondentes. Queríamos que o serviço atendesse àquilo que não estávamos alcançando, como advogados, quando ulitizávamos outros sites de correspondentes. Queríamos desenvolver uma tecnologia pensada por advogados, sabendo o que precisávamos enquanto advogados e entendendo o que é fundamental (e o que não é) na hora de buscar um diligente.

Como advogados, ainda, sabíamos das dificuldades diárias de nosso ofício, em especial, quando ainda éramos (e ainda somos) aprendizes advogados, ou se preferirem, jovens advogados.

Quando começamos também tivemos que batalhar para conseguir nosso "lugar ao sol" em meio a grandes players - escritórios com 2, 5, 10, 100 advogados. A formação de uma clientela e de uma boa carteira é, talvez, um dos maiores desafios daqueles que estão iniciando.

Não raras vezes, para fazer jus aos elevados débitos, os escritórios que estão envidando esforços no início de sua jornada têm que se submeter a valores mais competitivos e à causas, algumas vezes, de grande complexidade e que não são, sob o ponto de vista financeiro-retributivo, tão atrativas.

Como jovens advogados, que já fomos e ainda nos consideramos, sabemos que a oportunidade de atuarmos como correspondentes juridicos pode ser uma interessante fonte de honorários, em especial, como dissemos, pela chance que nos é oportunizada de honrar com os compromissos financeiros diários e mensais.

Mesmo ciente de tal situação, sabemos que, muitas vezes, sob essa pressão do compromisso de quitar os débitos, alguns advogados acabam se submetendo à situações que, sob o ponto de vista contraprestativo, consideramos aviltantes. Estamos falando de diligências com honorários tão irrisórios que podem ser tachados de indignos ao compromisso, à responsabilidade e às normas que regem a advocacia.

Jovem advogado, não aceite honorários aviltantes. Não permita que por meio dessa ou de qualquer outra ferramenta, mesmo que você esteja em temporária situação de vulnerabilidade, seus honorários sejam aviltados. Não se submeta ao compromisso de honrar uma diligência quando a contraprestação for tão vil a ponto de não justificar os ônus e os riscos envolvidos na execução de tal tarefa. Recuse, a tempo, tal tarefa quando perceberes que estás violando a dignidade da advocacia. Honra o teu compromisso e juramento perante a Ordem e denuncia o contratante que oferece honorários aviltantes ao nosso suporte pelo e-mail [email protected] Estamos à disposição para excluir uma diligência cujos valores, de tão irrisórios, sejam aviltantes e contrários à ética profissional e à essência da advocacia.

Os honorários advocatícios possuem a natureza de verba alimentar e como tal devem ser considerados em sua mínima proporcionalidade como contraprestação de uma diligência.

Não aceite e nem permita o aviltamento dos honorários. Não se candidate e não se disponha a cumprir uma diligência de tal natureza. Comunique-nos e conte conosco.


Atenciosamente,

Web Diligentes – Correspondentes Juridicos Online